Translate

sábado, 23 de março de 2013

ZWCAD Mechanical 2012

Apesar de não trabalhar com desenhos de mecânica sempre tive alguma curiosidade em experimentar novos programas. Há poucos dias instalei o ZWCAD Mechanical para o testar e aqui estou para apresentar as  minhas conclusões.


O ZWCAD Mechanical funciona com o ZWCAD + como base, então todos os comandos base de cad estão lá. Para quem não sabe o ZWCAD + é um programa de cad que funciona de maneira idêntica ao do Autocad.

A ribbon do ZWCad Mechanical é idêntica ao do ZWCad+ e tem mais dois menus dedicados ao Mechanical são eles o Mechanical Design e Mechanical Drawing. Tal torna a procura muito mais fácil e para quem não gosta de trabalhar com a ribbon pode usar os toolbar e assim não ter de se habituar a um novo modo de trabalho.



O programa mostrou-se intuitivo, sendo fácil de trabalhar.

Podemos legendar as peças em várias vistas e com isso reduzir os erros, podendo assim tabelar sem dificuldades. Podemos ainda colocar numeração em balões e depois alterar, reorganizar, alinhar e agrupar. No fim podemos exportar a tabela de peças para excel ou em txt.

O ZWCAD Mechanical tem uma enorme biblioteca de peças que nos propõe peças desenhadas e as quais podemos alterar e redimensionar para o que nos é necessário.





Tem ainda imensas ferramentas próprias para o desenho mecânico que podemos aproveitar para o desenho de estrutura metálica tal como o Surface texture.



Podemos também pormenorizar partes do desenho escolhendo a letra, a escala a apresentar, e sempre que o alterarmos podemos actualizar automaticamente o pormenor. 




Em suma, temos ferramentas de desenho que nos auxiliam bastante. Segue um video da ZWSoft com a demonstração dessas ferramentas.


Infelizmente o ZWCAD Mechanical apenas desenha em duas dimensões. Para desenhar modelos em  3D a ZWSoft tem outra ferramenta o ZW3D, cujo comentário ficará para outra oportunidade.



Homepage:  ZWCAD Mechanical






Sem comentários:

Enviar um comentário